A inclusão do surdo em sala de aula é um tema que vem amplamente sendo discutido, sobretudo, constitucionalmente, pois todo o indivíduo tem direito à educação. Porém, muitas vezes, a pessoa com tal necessidade especial é considerada um estranho dentro de seu próprio grupo por não dominar a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, o que dificulta ou impede sua interação, uma vez que não consegue estabelecer comunicação com outro surdo nem com o ouvinte.
A disciplina de LIBRAS, que se faz presente nas grades dos cursos de Letras e Pedagogia da Faculdade Capixaba de Nova Venécia vem justamente enfatizar a importância do estudo da mesma e do seu ensino nas escolas, fazendo uma abordagem acerca de sua origem e estrutura lingüística.
No dia 12 de setembro, os alunos do 6° período do curso de Letras da UNIVEN puderam interagir com o Sr. Roberto Carlos Biral, onde deu relato de sua experiência de vida, dificuldades e desafios diários, tendo como intérprete a professora da disciplina, Srª Leiva Maria da Silva.
A língua de sinais possui inúmeras riquezas lingüísticas da mesma forma que as línguas orais, oferecendo várias possibilidades de constituição de significados cumprindo, assim, um papel fundamental na educação de surdos.
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